DO ENQUADRAMENTO DOS VIGILANTES COMO CATEGORIA DIFERENCIADA
- Pitadasdedireito Por Gicelli Paixão
- 26 de abr. de 2021
- 7 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2022

A figura jurídica do enquadramento sindical é decorrência da adoção pelo nosso ordenamento jurídico da organização sindical por categorias econômicas e profissionais, e
do princípio da unicidade sindical (CF/88, art. 8º, II e CLT, art. 570). A categoria econômica é definida em razão da atividade preponderante da empresa (art. 511, § 1º, CLT).
A categoria profissional, por sua vez, é definida em razão do trabalho do empregado em favor da empresa de determinada categoria econômica (art. 511, § 2º, CLT), exceto em se tratando de categoria profissional diferenciada, a qual é composta de empregados que exercem profissões ou desempenham funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial, ou em consequência de condições de vida singulares (art. 511, §§ 2º e
3º, da CLT).
Isto posto, a regra geral é a do enquadramento sindical dos empregados ao sindicato correspondente à atividade preponderante da empresa, independentemente da profissão ou função exercida na empresa.
Somente em se tratando de categoria diferenciada é que o enquadramento sindical se dará
com vistas ao sindicato representante daquela respectiva profissão, e não pela entidade sindical que representa os demais empregados.